Pular para o conteúdo

Projetos

O ICIMA desenvolve projetos em participa com diversos setores da sociedade: a
instituições acadêmicas, instituições públicas, empresas do setor privado,
organizações da sociedade civil e organismos internacionais. Conheça as iniciativas.
ICIMA
Conferência Internacional de Resíduos Sólidos e Saneamento (CIRSOL)

A Conferência Internacional de Resíduos Sólidos e Saneamento (CIRSOL), idealizada e organizada pelo ICIMA, tem como objetivo fomentar a troca de experiências, conhecimentos e boas práticas entre especialistas nacionais e internacionais da área de resíduos sólidos e saneamento. O evento reúne representantes do setor público, privado, acadêmico, da sociedade civil e de organismos internacionais, com o propósito de aprimorar políticas de gestão e gerenciamento de resíduos sólidos, além de discutir sua relação com os serviços de abastecimento de água, esgotamento sanitário e drenagem urbana.

A CIRSOL também visa aumentar a conscientização pública sobre os impactos das mudanças climáticas e promover o debate sobre a importância dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU e as metas estabelecidas no Acordo de Paris.

Em sua primeira edição, realizada em 2022, em Recife (PE), com o tema “A geração de resíduos sólidos e seus impactos nas mudanças climáticas”, o evento foi realizado em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e o Governo do Estado de Pernambuco, e contou com:

Em 2025, a segunda edição acontecerá em Brasília (DF), em parceria com o PNUD, o Governo do Distrito Federal e mais de 30 correalizadores, reafirmando o compromisso com a sustentabilidade, inovação e soluções integradas para o desenvolvimento sustentável.

Saiba mais sobre a CIRSOL


FESTIVAL DE ARTE E CULTURA

O Festival de Arte e Cultura é uma atração presente nos eventos organizados pelo ICIMA, integrando a dimensão cultural ao debate técnico e político sobre sustentabilidade. O festival utiliza a arte como uma ferramenta poderosa de conscientização e engajamento social, ampliando a compreensão dos temas discutidos e aproximando-os do público em geral. A programação inclui shows, exposições artísticas, performances e intervenções urbanas, todas focadas em temas como sustentabilidade, mudanças climáticas e preservação ambiental.

Na última edição da CIRSOL (2022) e da CITER (2024) o festival de Arte e Cultura contou com 02 intervenções, 13 apresentações musicais, 4 exposições permanentes, 10 exibições de filmes na Mostra Ambiental de Cinema e 13 exposições na Feira de Artesanato Sustentável, mostrando a força da integração entre arte e sustentabilidade.

ICIMA
Conferência Internacional de Tecnologias das Energias Renováveis (CITER)

A Conferência Internacional de Tecnologias das Energias Renováveis (CITER), idealizada e organizada pelo ICIMA, tem como objetivo o avanço e a disseminação de tecnologias das energias renováveis. O evento explora alternativas limpas e sustentáveis para a matriz energética global, destacando a importância da cooperação entre países, setores público e privado, academia e a sociedade civil no desenvolvimento e implementação de soluções que contribuam para a redução das emissões de gases de efeito estufa e a mitigação dos impactos das mudanças climáticas.

A realização da CITER, em 2024, contou com a parceria do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e do Governo do Estado do Piauí e com mais de 20 instituições de grande relevância. O evento reafirmou o compromisso do ICIMA, de seus parceiros e correalizadores na busca por alternativas que mitiguem os impactos climáticos e promovam a transição para uma matriz energética mais sustentável.

Saiba mais sobre a CITER

ICIMA
CITER POP
A CITER POP é uma extensão da Conferência Internacional de Tecnologia das Energias Renováveis (CITER), criada com o objetivo de popularizar a ciência entre estudantes de instituições de ensino, com foco especial nas escolas públicas e universidades. Realizada como preparação para a conferência principal, a CITER POP busca aproximar os jovens do conhecimento científico e dos debates sobre energias renováveis, preparando-os para se tornarem futuros protagonistas na busca por soluções que minimizem os impactos ambientais.

A CITER POP oferece um espaço onde os alunos podem expor seus trabalhos, trocar experiências com estudantes de outras instituições e participar de diálogos sobre importantes temas como mudanças climáticas, energias renováveis, além de dialogar sobre as alternativas tecnológicas necessárias para reduzir os impactos das atividades humanas no planeta.

Essa iniciativa reforça a importância da ciência no enfrentamento das crises ambientais e no desenvolvimento de alternativas sustentáveis. A CITER POP se consolida como um importante evento para fomentar o interesse pela ciência e pelo desenvolvimento tecnológico entre os jovens.

Em sua primeira edição, realizada em junho (2024), na cidade de Teresina, Piauí, a CITER POP contou com 38 exposições de trabalhos no pré-evento e 20 apresentações durante a conferência. Ao todo, o evento promoveu 11 painéis de diálogos, acompanhados por estudantes da rede pública de ensino, recebendo cerca de 2 mil alunos por dia.
Juntos, tecemos o futuro do planeta: inovar, cooperar e agir são os fios que entrelaçamos para um amanhã sustentável.


ICIMA
LIXO FORA D’ÁGUA

O Projeto Lixo Fora D`água é uma iniciativa que visa combater as fontes de poluição marinha por resíduos sólidos por intermédio de pesquisa científica. O projeto é financiado pela Agência de Proteção Ambiental da Suécia (SEPA) e realizado pela Associação Internacional de Resíduos Sólidos (ISWA) e pela Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (ABRELPE) em parceria com instituições nacionais e locais.

O parceiro da ISWA e da ABRELPE para a execução do Projeto Lixo Fora D’água - Baía da Ilha Grande foi o Instituto de Cooperação Internacional para o Meio Ambiente (ICIMA). A execução do Projeto Lixo Fora D’água na Baía da Ilha Grande apresenta um importante diferencial, pois engloba três municípios, Angra dos Reis, Paraty e Mangaratiba.

A Baía de Ilha Grande abriga ecossistemas preservados de grande importância ecológica e núcleos de populações costeiras tradicionais. É considerada centro de diversidade, santuário ecológico, Patrimônio Mundial Natural e Reservas da Biosfera no Brasil e Cidades Criativas da UNESCO.

A iniciativa reuniu um conjunto de estudos, ações e proposições que visavam identificar e combater as fontes terrestres de contaminação das águas, causadas principalmente pela gestão inadequada de resíduos sólidos urbanos.

O objetivo foi realizar diagnósticos do impacto ambiental do lixo despejado no mar e identificar as principais fontes de origem desse lixo, aprimorando a gestão de resíduos sólidos em terra para prevenir a poluição marinha. 

O projeto contou com assistência técnica voltada aos municípios, onde a equipe gestora e os consultores especialistas envolvidos analisaram as práticas de gestão de resíduos sólidos urbanos para identificar as possíveis lacunas que provocaram a destinação incorreta de materiais pós-consumo. 

Como resultado, foi apresentado o diagnóstico da situação local à sociedade, parceiros e entidades públicas e privadas das três cidades, uma proposta de governança regional e um plano de ações para combater as fontes de poluição marinha por resíduos sólidos na Baía da Ilha Grande.