A Conferência Internacional de Resíduos Sólidos e Saneamento (CIRSOL), idealizada e organizada pelo ICIMA, tem como objetivo fomentar a troca de experiências, conhecimentos e boas práticas entre especialistas nacionais e internacionais da área de resíduos sólidos e saneamento. O evento reúne representantes do setor público, privado, acadêmico, da sociedade civil e de organismos internacionais, com o propósito de aprimorar políticas de gestão e gerenciamento de resíduos sólidos, além de discutir sua relação com os serviços de abastecimento de água, esgotamento sanitário e drenagem urbana.
A CIRSOL também visa aumentar a conscientização pública sobre os impactos das mudanças climáticas e promover o debate sobre a importância dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU e as metas estabelecidas no Acordo de Paris.
Em sua primeira edição, realizada em 2022, em Recife (PE), com o tema “A geração de resíduos sólidos e seus impactos nas mudanças climáticas”, o evento foi realizado em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e o Governo do Estado de Pernambuco, e contou com:
Em 2025, a segunda edição acontecerá em Brasília (DF), em parceria com o PNUD, o Governo do Distrito Federal e mais de 30 correalizadores, reafirmando o compromisso com a sustentabilidade, inovação e soluções integradas para o desenvolvimento sustentável.
Saiba mais sobre a CIRSOL
O Festival de Arte e Cultura é uma atração presente nos eventos organizados pelo ICIMA, integrando a dimensão cultural ao debate técnico e político sobre sustentabilidade. O festival utiliza a arte como uma ferramenta poderosa de conscientização e engajamento social, ampliando a compreensão dos temas discutidos e aproximando-os do público em geral. A programação inclui shows, exposições artísticas, performances e intervenções urbanas, todas focadas em temas como sustentabilidade, mudanças climáticas e preservação ambiental.
Na última edição da CIRSOL (2022) e da CITER (2024) o festival de Arte e Cultura contou com 02 intervenções, 13 apresentações musicais, 4 exposições permanentes, 10 exibições de filmes na Mostra Ambiental de Cinema e 13 exposições na Feira de Artesanato Sustentável, mostrando a força da integração entre arte e sustentabilidade.
A Conferência Internacional de Tecnologias das Energias Renováveis (CITER), idealizada e organizada pelo ICIMA, tem como objetivo o avanço e a disseminação de tecnologias das energias renováveis. O evento explora alternativas limpas e sustentáveis para a matriz energética global, destacando a importância da cooperação entre países, setores público e privado, academia e a sociedade civil no desenvolvimento e implementação de soluções que contribuam para a redução das emissões de gases de efeito estufa e a mitigação dos impactos das mudanças climáticas.
A realização da CITER, em 2024, contou com a parceria do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e do Governo do Estado do Piauí e com mais de 20 instituições de grande relevância. O evento reafirmou o compromisso do ICIMA, de seus parceiros e correalizadores na busca por alternativas que mitiguem os impactos climáticos e promovam a transição para uma matriz energética mais sustentável.
Saiba mais sobre a CITER
O Projeto Lixo Fora D`água é uma iniciativa que visa combater as fontes de poluição marinha por resíduos sólidos por intermédio de pesquisa científica. O projeto é financiado pela Agência de Proteção Ambiental da Suécia (SEPA) e realizado pela Associação Internacional de Resíduos Sólidos (ISWA) e pela Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (ABRELPE) em parceria com instituições nacionais e locais.
O parceiro da ISWA e da ABRELPE para a execução do Projeto Lixo Fora D’água - Baía da Ilha Grande foi o Instituto de Cooperação Internacional para o Meio Ambiente (ICIMA). A execução do Projeto Lixo Fora D’água na Baía da Ilha Grande apresenta um importante diferencial, pois engloba três municípios, Angra dos Reis, Paraty e Mangaratiba.
A Baía de Ilha Grande abriga ecossistemas preservados de grande importância ecológica e núcleos de populações costeiras tradicionais. É considerada centro de diversidade, santuário ecológico, Patrimônio Mundial Natural e Reservas da Biosfera no Brasil e Cidades Criativas da UNESCO.
A iniciativa reuniu um conjunto de estudos, ações e proposições que visavam identificar e combater as fontes terrestres de contaminação das águas, causadas principalmente pela gestão inadequada de resíduos sólidos urbanos.
O objetivo foi realizar diagnósticos do impacto ambiental do lixo despejado no mar e identificar as principais fontes de origem desse lixo, aprimorando a gestão de resíduos sólidos em terra para prevenir a poluição marinha.
O projeto contou com assistência técnica voltada aos municípios, onde a equipe gestora e os consultores especialistas envolvidos analisaram as práticas de gestão de resíduos sólidos urbanos para identificar as possíveis lacunas que provocaram a destinação incorreta de materiais pós-consumo.
Como resultado, foi apresentado o diagnóstico da situação local à sociedade, parceiros e entidades públicas e privadas das três cidades, uma proposta de governança regional e um plano de ações para combater as fontes de poluição marinha por resíduos sólidos na Baía da Ilha Grande.