Pular para o conteúdo

Notícias

Em visita, presidente da Centcoop fala da importância da II CIRSOL

02/09/2024 13:55 ICIMA Admin
Em visita, presidente da Centcoop fala da importância da II CIRSOL

Em 2022, foi realizada a I Conferência Internacional de Resíduos Sólidos e Saneamento, em Recife (PE). Os preparativos para a segunda edição, que será em 2025, já iniciaram. Além da estrutura necessária para cobrir todas as atividades do evento, fortalecer vínculo e trazer mais agentes é parte fundamental do processo de produção. Nesse sentido, foi realizada uma visita na Central de Cooperativas do Distrito Federal para apresentar o projeto da II CIRSOL e fazer o convite para a Centcoop integrar o corpo de correalizadores.

"Naquela época em que eu participei na I CIRSOL, eu não estava tão engajada em várias temáticas como eu estou agora. Eu fui para estudar alguns temas que eram ligados ao nosso dia-a-dia, eu tive que começar a pesquisar, começar a discutir mais, inclusive com pessoas da área. Então conversei com muitas pessoas sobre logística reversa, pois foi um tema bastante discutido", comentou Aline Sousa, presidente da Central de Cooperativas do Distrito Federal.

A Centcoop é presidida há três mandatos pela catadora Aline Sousa, desde 2015. Aline, de 33 anos, ficou nacionalmente conhecida após fazer parte da cerimônia de posse do presidente Lula, em janeiro de 2024. Estudante de Direito, é também  representante do Movimento Nacional de Catadores de Recicláveis no Distrito Federal e da Secretaria da Mulher e da Juventude da Unicatadores. A Central de Cooperativas tem atualmente mais de 20 cooperativas e 600 trabalhadores associados.

Na I CIRSOL, em 2022, Aline diz ter ficado impressionada com a estrutura e como a Conferência de fato conectou ideias e saberes.

"O que notei de importante foi o ambiente de negociações, onde as pessoas estavam ali conectando negócios, conectando ações. Eu acho que a maior riqueza desses eventos, o potencial que eu vejo na CIRSOL, é você conseguir conectar em um único ambiente pessoas ligadas à temática e que apresentam seus cases, apresentam suas experiências, debatem determinado assunto, desde aqueles mais simples aos mais complexos", comentou.

Articulada, Aline fez questão de propor temas para as atividades que irão acontecer nos quatro dias de evento. "A gente pode falar do nosso trabalho, abordar alguma temática, é importante porque Brasília ainda muito a avançar, a população precisa se apropriar mais dessa temática, a gente precisa da ajuda e do engajamento da população com a temática para melhorar a qualidade de vida de nossos vizinhos", pontuou.

De acordo com a presidente do Instituto de Cooperação Internacional para o Meio Ambiente (ICIMA), Ana Paula Moura, um dos objetivos na realização da II CIRSOL é que ela seja totalmente sustentável e com a participação das cooperativas do Distrito Federal. "A II CIRSOL deverá abordar os problemas e os desafios, mas também, e principalmente, o lado positivo, como fazer uma gestão adequada dos resíduos e nada melhor do que convidar as cooperativas para isso", afirmou Ana Paula.

Para isso, o objetivo é contratar as cooperativas do Distrito Federal para coordenar esse processo. Ao saber da realização da II CIRSOL em Brasília, Aline afirma ter ficado muito feliz com a notícia.

"A gente apresenta Brasília como uma exceção no Brasil quando se trata de manejo correto dos resíduos e também por ter fechado o lixão, por ter construído o aterro e estruturado as cooperativas com base na aplicação do plano distrital integrado de gerenciamento de resíduos", mencionou Aline.

No entanto, segundo ela, "por mais que a gente tenha feito tudo isso, Brasília ainda deixa a desejar na questão do engajamento da sociedade no descarte de resíduos de forma correta. Nesse sentido, foi assertivo trazer a II CIRSOL para cá. Brasília é a sede do Governo Federal, muitas empresas se descentralizaram para cá justamente por conta da proximidade com a pauta e a relação dos Ministérios com o tema da questão climática".

Para finalizar, a presidente da Centcoop falou que a realização da Conferência em Brasília é um ganho para todos os catadores locais. Segundo Aline, há um engajamento de todos. "A gente participou muito do Congresso Lixo Zero que teve aqui no Museu Nacional, da Expocatadores que foi também em Brasília no ano passado, então nós temos uma participação legal. Vamos ser privilegiados com a II CIRSOL em Brasília", finalizou a catadora.

Curiosidade: Brasília é a terceira cidade mais limpa do Brasil
Uma pesquisa realizada pelo Instituto Veritá, em 2023, avaliou a percepção dos moradores sobre a limpeza urbana. Brasília ocupa o terceiro lugar, com 60%, somente atrás de Boa Vista, com 71%, e Curitiba, com 78% da população com bons olhos para a limpeza da cidade.

Outros países
A reunião foi uma oportunidade para a exposição de novas ideias e para o debate sobre a importância de trazer representantes de lugares que sejam referência no tema de resíduos sólidos, como a Itália, o estado da Califórnia nos Estados Unidos e a Colômbia.

Serviço
II Conferência Internacional de Resíduos Sólidos e Saneamento
Brasília - DF