Na manhã desta quarta-feira (28/8), o Instituto de Cooperação Internacional para o Meio Ambiente (ICIMA), a Secretaria de Relações Internacionais do Governo do Distrito Federal, o Serviço de Limpeza Urbana (SLU) e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) promoveram uma reunião uma reunião com embaixadas de outras países no Brasil para apresentação do projeto da segunda edição da Conferência Internacional de Resíduos Sólidos e Saneamento (II CIRSOL).
Estiveram presentes representantes das embaixadas de 18 países, entre eles, Angola, Argentina, Japão, Suriname, Guatemala, Bélgica, Grécia, e outros. A reunião teve como objetivo convidar os países para comporem o grupo de realizadores da II CIRSOL. Além disso, a parceria busca fortalecer a cooperação internacional para o enfrentamento às mudanças climáticas, em consonância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).
A presidente o ICIMA, Ana Paula Moura, apresentou as instalações onde o evento irá ocorrer, quais atividades estão previstas e convidou os representantes das embaixadas a realizarem suas próprias exposições e a sugerir atividades relacionadas ao tema da Conferência a partir da perspectiva ambiental e cultural de cada país.
Parcerias
O encontro aconteceu no auditório da Biblioteca Nacional de Brasília e contou com a participação do Secretário de Relações Internacionais do Governo do Distrito Federal (GDF), Paco Britto, que foi acompanhado do Secretário-executivo da pasta, Paulo Cesar Chaves; ambos fizeram uma saudação no evento.
O GDF publicou o Decreto 45.413/2024, que consolidou a parceria por intermédio de 19 órgãos do governo distrital e criou um Grupo de Trabalho, coordenado por Thiago Viveiros Tiberio, ouvidor do Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal (SLU). O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) também é parceiro do projeto.
A assessora do PNUD no Brasil, Ieva Lazareviciute, esteve presente na mesa de abertura e falou sobre a importância de ações que atendam aos ODS da Agenda 2030 da ONU. Para ela, "o tema dos resíduos sólidos e saneamento pode ser visto sob uma perspectiva tanto extremamente positiva ou negativa, dependendo de qual encaminhamento será dado em ambos aspectos".
Outros países
Para Cassandra Ogliari-Amstelveen, Segunda Secretária da Embaixada da República do Suriname, a reunião foi uma boa oportunidade para compartilhar boas experiências. "Nós no Suriname estamos na luta contra as mudanças climáticas, então esse tema nos interessa muito", afirmou.
Da mesma forma, Joana Fragoso Cristiano, Primeira Secretária da Embaixada da Angola, reconhece a importância de promover eventos como a CIRSOL. "Nós acolhemos o convite porque entendemos que precisamos ter cidades mais limpas e é nessa troca de experiências que a gente vai buscar conhecimentos e práticas que sejam aplicáveis à nossa realidade", concluiu.
Saiba mais
A II Conferência Internacional de Resíduos Sólidos e Saneamento será realizada em Brasília, no Distrito Federal, no Museu Nacional da República e na Arena BRB. A programação completa do evento será divulgada em breve.
Serviço
II Conferência Internacional de Resíduos Sólidos e Saneamento
Brasília - DF
Encontro com embaixadas discute a realização da II CIRSOL
28/08/2024 15:51
ICIMA Admin